CRECHE
ALBERGUE
logo instituto piero pollone
NOSSO FUNDADOR

Piero Pollone, fundador e idealizador da Instituição Assistencial L. Pollone, nasceu na cidade italiana de Torino e chegou ao Brasil em 1947. Durante muitos anos foi o presidente e principal mantenedor. Atuou na IALP até seu falecimento com o mesmo entusiasmo com que se dedicava às suas atividades empresariais. Em um tempo em que não se ouvia falar de responsabilidade social, Piero Pollone incorporou e pôs em prática este conceito, tornando-se referência e exemplo em ações sociais.

Inicialmente teve de vencer muitas dificuldades. A empresa onde trabalhou nos primeiros meses faliu sem ter-lhe dado coisa alguma; o fato de não falar português dificultava o acesso aos empregos para os quais se achava credenciado.

Candidatou-se à vaga de intérprete na General Motors do Brasil em São Caetano, pois falava italiano, piemontês, francês, alemão e um pouco de inglês.

Ele havia residido quatro anos na Alemanha e bem mais do que isso na França.

Naturalmente a sua pretensão não foi atendida. No entanto, a GM propôs-lhe um cargo de chefia por tempo determinado; o posto e o departamento seriam desativados dentro de dois anos. Indagado sobre o que faria depois, respondeu que não precisaria do emprego ao final de dois anos, com a notável autoconfiança que marcou a trajetória de sua vida.

Tão difícil como o começo do empregado foi o começo do empresário. Piero Pollone soube que a GM comprava por um preço que lhe pareceu exorbitante certo conjunto de peças para ônibus.

Em sua própria oficina – que desenvolveu enquanto trabalhava na GM – montou um conjunto e apresentou-o como amostra, com uma proposta de fornecimento por metade do preço que a GM pagava.

Apesar da exiguidade dos seus recursos, conseguiu convencer a GM de que poderia garantir o fornecimento e a qualidade.

Assim começou a Indústria Mecânica Pollone Ltda, posteriormente Pollone S.A. Indústria e Comércio, que se tornou uma das mais respeitadas fabricantes brasileiras de pequenos conjuntos estampados para automóveis.

Durante a evolução da pequena oficina para uma fábrica fornecedora das montadoras de automóveis, Piero Pollone era simultaneamente severo e generoso com as pessoas que trabalhavam com ele. Muitos conseguiram suas casas próprias por doação ou por sorteios realizados entre os empregados de menores salários e sem casa própria.

Quando sua indústria lhe pareceu sólida, começou a estender para fora suas preocupações de caráter social, fundando a Instituição com sua esposa Apparecida de Souza Santos Pollone.

TÍTULOS, DIPLOMAS E CONDECORAÇÕES RECEBIDAS

• Cidadão Honorário de Santo André, conferido pela Câmara Municipal Lei nº 2011 de 17 de junho de 1963.

• Medalha do Mérito do Município de Santo Andrélei nº 4937 de 06 de outubro de 1975.

• Cidadão Honorário de Rio Grande da Serra Conferido pela Câmara Municipal – Lei 01/76.

• Prêmio Internacional – Piemontesi nel Mondo – 14/07/1990

• Homenagem a cidadãos piamonteses que se notabilizaram fora da Itália, entre outros.

ALBERGUE
Rua Murici, Nº 465 – Vila Helena
Santo André – SP – CEP: 09175-620
Tel.: (11) 4451-6004

CRECHE
Av. D. Pedro I, 3643 – Vila Luzita
Santo André – SP – CEP: 09130-410
Tel.: (11) 4453-2811

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo